26 de mar de 2012

Pipoca é rica em Polifenois e combate o envelhecimento.

 

A pipoca é rica em polifenois substâncias químicas antioxidantes, contém mais antioxidante do que algumas frutas e legumes.
Os antioxidantes, bastante presentes em frutas e hortaliças, diminuem os radicais livres presentes em nosso organismo, esses radicai livres causam envelhecimento e várias doenças como câncer e Alzheimer.
"A pipoca tem apenas 4% de água em média, enquanto que os polifenois são diluídos nos 90% de água que compõe muitas frutas e verduras”.
A lógica é a mesma para frutas secas como a uva passa, por exemplo. Como a casca da uva também é fonte de polifenois, quanto menos água tiver, maior será a concentração da substância antioxidante.
 
'Santa casquinha'
É na casquinha da pipoca que estão os polifenois e as fibras. Justamente a parte que costuma ser descartada para evitar que se enrosquem entre os dentes, afirma Vinson.
"Essas cascas merecem mais respeito. Elas são as pepitas de ouro da nutrição.", brinca o pesquisador.
Ele explica que a pipoca é um alimento composto de 100% de grãos integrais, enquanto outros que recebem a mesma denominação muitas vezes têm grãos diluídos a outros ingredientes.
"Enquanto uma porção de pipoca irá fornecer mais do que 70% da ingestão diária de grão integral, na média geral, apenas metade das pessoas consome uma porção de grãos integrais por dia, e a pipoca poderia preencher essa lacuna de uma forma muito agradável”.

Mais a pipoca so se torna saudavél feita do modo tradicional, com poquissimo oléo e sal, nada de manteiga, bacon e outras goloseimas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário