4 de abr de 2012

Retrospectiva dos irmãos Campana no CCBB Rio, até 06/05/2012

  • detalhe


Está em cartaz mais completa retrospectiva dos Irmãos Campana no CCBB Rio. A mostra, com 200 obras (de 1989 a 2009), foi realizada pelo Vitra Design Museum, Weil am Rhein, museu alemão, onde ficou exposta até fevereiro de 2010. Já passou por museus europeus, e brasileiros, finalmente chegando para o público carioca.

A exposição tem como foco o conjunto dos trabalhos dos irmãos Fernando e Humberto Campana, englobando as artes plásticas, peças de mobiliário e joias. Mostrando suas estratégias, fontes de inspiração e as variadas abordagens do design utilizadas pelos irmãos.Humberto cria objetos como artesão e artista autodidata, e Fernando participa como arquiteto experiente. Juntos, ignoram todas as convenções do design tradicional, brincam com a noção de funcionalidade e formam seus objetos poéticos a partir de realidades contraditórias.

A retrospectiva apresenta a maior parte dos trabalhos dos Irmãos Campana, incluindo coleções particulares, institucionais e a coleção Estúdio Campana. Exibe ainda peças criadas pelos dois designers especialmente para “Anticorpos”, desenvolvidas em cooperação com o Vitra Design Museum. Dentre elas, um número de experimentações em papel machê e uma série de colagens em papel que anunciam cada tema da exposição, na ordem em que esses temas foram agrupados.

“Anticorpos” é dividida em nove módulos: Fragmentos, Objetos Trouvés, Nós, Varetas, Híbridos, Planos Flexionados, Objetos de Papel, Agrupamentos, e Orgânicos. Considerados figuras centrais do design internacional, os Irmãos Campana têm uma linguagem visual ancorada no Brasil, com extraordinário contraste de cores, formas e materiais. Utilizando fios emaranhados ou entrelaçados, algodão, plástico, cobre, retalhos coloridos e estampas em formas exuberantes, transformam uma cadeira numa obra de arte.


****“Anticorpos” - Irmãos Campana
CCBB - Rua Primeiro de Março,66 - Centro
Tel. 3808.2020

Até 06 de maio de 2012 - Horário: de 3ª a domingo, das 9h às 21h
Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário